PUBLICIDADE
Além do presidente da CBF, Samir Xaud, e do presidente da Federação de Futebol do Estado de Rondônia, Heitor Costa, diversos mandatários de federações estaduais e autoridades prestigiaram a inauguração do Centro de Desenvolvimento do Futebol de Rondônia realizado na manhã de terça-feira (1º), em Porto Velho.
O evento reuniu dirigentes e personalidades de todo o país, que exaltaram a importância da estrutura do local para oferecer condições de gerar impacto social para o estado imediatamente,e destacaram também a felicidade por terem feito parte das festividades. Entre os presentes Rubens Angelotti, vice-presidente da CBF e presidente da Federação Catarinense de Futebol “é um momento ímpar do futebol brasileiro. O presidente Samir, em um dos primeiros atos de inauguração de sua gestão, traz o Centro de Desenvolvimento de Rondônia, que estava para ser inaugurado e não conseguia, e deu esse presente ao Heitor. É importante para o desenvolvimento da garotada, muitos poderiam estar na rua, mas vão praticar um esporte e sair da ociosidade.”
O prefeito de Porto Velho Léo Moraes, também esteve presente, “muito feliz, é um marco. Teremos um espaço extremamente bem adequado, uma oportunidade para formar grandes cidadãos e quem sabe ver a bandeira de Rondônia e de Porto Velho tremular mundo afora. Fico feliz que seja utilizado da melhor maneira, através de parcerias com município, estado e outros poderes e instituições, na certeza de que teremos aqui grandes dividendos e patrimônios que serão construídos, que é a formação de crianças e adolescentes.”
O ex- jogador Branco, tetra campeão mundial em 1994 com a Seleção Brasileira e atual coordenador das categorias de base da CBF, “para mim é um orgulho muito grande participar da inauguração do Centro de Desenvolvimento do Legado da FIFA com o presidente Samir e com o presidente Heitor Costa. Quando vi a garotada entrar, me vi em Bagé. Sonhos quebram a realidade. Quando imaginaria ser campeão do mundo saindo do interior do Rio Grande do Sul e chegar aonde cheguei?. Esse Centro de Desenvolvimento em Porto Velho é uma forma de oportunizar a garotada e de crescer novos campeões do mundo.
O presidente da federação gaúcha de futebol afirmou que também esteve presente no evento “é um momento especial do futebol brasileiro, de muita emoção. Mostra o trabalho que está sendo feito por essa nova gestão, já inaugurando esse Centro de Desenvolvimento em Rondônia. É uma homenagem também em especial ao presidente Heitor, por tudo que fez e trabalhou em prol do futebol de Rondônia.”
O senhor Felipe Feijó, presidente da Federação Alagoana de Futebol que a expectativa é muito grande para a inauguração dos CD’s “existe uma expectativa gigante do futebol brasileiro para a inauguração desses centros, que vão ser um aparelho de desenvolvimento de futebol. Participar do primeiro, que é o aqui de Rondônia, é uma felicidade enorme. A gente espera que de fato a gente faça disso um divisor de águas e construa o desenvolvimento do futebol usando esse espaço, que é super legal e que está à disposição do povo e da comunidade desportiva de Rondônia.”
O presidente da federação acreana de futebol, Adem Araújo, também esteve presente na inauguração, “essa inauguração do legado da Copa em Rondônia dá um direcionamento de como vamos viver o futebol daqui para frente na nossa Região. A gente tem uma expectativa muito grande de elevar o nível do futebol regional e ser mais competitivo com as outras regiões. Esse é o grande objetivo que a gente pensa para o futebol do Norte.”
A diretora de Infraestrutura e Patrimônio da CBF Catherine Veloso falou da felicidades de fazer parte desse momento importante para o futebol de Rondônia, “muito feliz em estar aqui e poder inaugurar esse CD, que está tão bonito, tão moderno e com tanta qualidade. Vai oportunizar muitos campeonatos amadores, campeonatos de base, treinamentos de árbitros e o futebol feminino. Agora a Federação vai ter liberdade para usar como quiser e desenvolver o futebol daqui de Rondônia.”
Ricardo Leão, gerente de Desenvolvimento da CBF, afirmou que é um momento de grande realização para a FFER, “é uma realização para Federação, CBF e FIFA. É emblemático celebrar esse momento com um festival de futebol, com mais de 100 crianças correndo, brincando, e com a participação de toda a comunidade do futebol de Rondônia. Muitos professores de educação física, treinadores, ou seja, a base da pirâmide, e a CBF aqui presente mostrando o potencial de impacto desse CD para todo o estado e para dar oportunidades a crianças, jovens e jogadores profissionais de utilizarem esse CD, se desenvolverem e fazerem o futebol crescer na região.”
Bruno Costa, executivo de futebol, nascido em Porto Velho que vem construindo uma carreira de muito sucesso com passagens pela CBF, grandes clubes do futebol brasileiro e no exterior “é um legado histórico para a Região Norte do país. A base e a formação são fundamentais, e o futebol brasileiro precisa desse Centro de Desenvolvimento, principalmente nas Regiões Norte e Nordeste do país, pois sabemos o tanto de atletas de qualidade e potencial que produzem. É realmente uma satisfação e alegria muito grandes”.
Serão mais 13 CDs inaugurados em todo o Brasil nos estados que não receberam jogos da Copa do Mundo de 2014. Cada estrutura conta com uma estrutura similar: campo de gramado sintético de medidas oficiais (105 x 68m), dois vestiários para equipes, dois vestiários para arbitragem, sala médica e de antidoping, área administrativa, arquibancadas, estacionamento, entre outros..
Os locais garantem a possibilidade de descobrir e lapidar talentos, capacitar profissionais, como técnicos, gestores, árbitros, médicos, entre outros, e gerar impacto positivo esportivo, social e economicamente a longo prazo para o estado. Na quinta-feira (3), a CBF irá inaugurar o Centro de Desenvolvimento de Tocantins, em Palmas, e no sábado (5), o CD do Amapá, em Macapá.
Fonte: CBF
Confira mais notícias: tvriomadeira.com
PUBLICIDADE