Em um comunicado, o Ministério da Defesa nomeou Guerasimov como “comandante do agrupamento de tropas” destacadas na Ucrânia, substituindo Serguei Surovikin
A Rússia voltou a substituir o comandante de sua ofensiva na Ucrânia, nomeando agora o general Valeri Guerasimov, chefe do Estado-Maior da Forças Armadas russas.
Em um comunicado, o Ministério da Defesa nomeou Guerasimov como “comandante do agrupamento de tropas” destacadas na Ucrânia, substituindo Serguei Surovikin, que tinha assumido o cargo em novembro passado.
“O aumento do nível de comando da operação especial (na Ucrânica) está associado à ampliação na escala das missões a serem realizadas e à necessidade de uma interação mais próxima entre os componentes das forças armadas”, explicou a pasta.
O novo comandante também terá ao seu lado os generais Serguei Surovikin, Oleg Saliukov e Alexei Kim. O reposicionamento ocorre depois de derrotas diante das ofensivas ucranianas de Kharkiv (nordeste) e Kherson (sul).
A cidade ucraniana de Soledar (leste) continua sendo cenário de “intensos combates” entre as forças de Moscou e de Kiev , em um momento em que a Rússia tenta reverter o curso do conflito.
“Tudo o que acontece em Bakhmut ou Soledar faz parte das cenas mais sangrentas desta guerra”, disse à agência France-Presse Mikhailo Podoliak, conselheiro da Presidência ucraniana.
Fonte: Correio Braziliense