Ação chamou atenção para prevenção e tratamento contra a doença
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), realizou na última sexta-feira (24) um pit-stop em alusão ao dia mundial de combate à tuberculose. A ação, que aconteceu das 16h às 17h na avenida 7 de Setembro com Campos Sales, teve o suporte de segurança dos agentes da Semtran.
PUBLICIDADE
“É imprescindível o tratamento precoce da doença, uma vez que cada pessoa portadora da tuberculose pulmonar, que não busca tratamento, pode infectar em média dez a 15 pessoas anualmente. Por isso, para evitar a doença é preciso chamar atenção da população para a importância da prevenção e tratamento contra a tuberculose.
Temos distribuição de folder sobre a doença, que é antiga, mas tem cura, e ainda com o alerta às pessoas que banalizam e abandonam o tratamento”, disse Nilda Barros, diretora do Departamento de Controle da Tuberculose da Semusa.
Os principais sintomas da tuberculose são a tosse seca ou com catarro por três semanas ou mais, falta de apetite, febre leve no final da tarde, fraqueza, desânimo e perda de peso. Em caso de uma situação mais avançada da doença, a pessoa sente falta de ar e pode escarrar sangue.
PUBLICIDADE
Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo para tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.
O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas.
Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente, e em geral, após 15 dias o risco de transmissão da doença é bastante reduzido. O tratamento da tuberculose é gratuito, e pode ser feito em uma Unidade Básica de Saúde do seu bairro.