Fechar menu
    O que há de novo

    Vereador Gedeão Negreiros solicita troca de lâmpadas queimadas na Praça do Bairro Lagoinha

    9 de dezembro de 2025

    Praça Jonathas Pedroza vira novo point “instagramável” de Porto Velho

    9 de dezembro de 2025

    Ação de plantio no IFRO reforça compromisso ambiental da Prefeitura de Porto Velho

    9 de dezembro de 2025
    Facebook Instagram YouTube Whatsapp
    Principais notícias:
    • Vereador Gedeão Negreiros solicita troca de lâmpadas queimadas na Praça do Bairro Lagoinha
    • Praça Jonathas Pedroza vira novo point “instagramável” de Porto Velho
    • Ação de plantio no IFRO reforça compromisso ambiental da Prefeitura de Porto Velho
    • Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio
    • Prefeitura envia projeto de lei para transformar cidade em Capital do Turismo de Observação de Aves
    • Apenado monitorado é preso após ameaçar e ofender a mãe
    • Vereador Adalto prestigia formatura de alunos do 3º ano da Escola César Cassol em União Bandeirantes
    • Homem morre após ser atacado a tiros na zona leste
    Facebook Instagram YouTube Whatsapp
    • INICIAL
    • Últimas notícias
    • Policia
    • Política
    • Economia
    • Educação
    • Saúde
    • Esportes
    • Brasil
    • Contato
      • Termos De Uso
      • Política de Privacidade
    Início » Pacientes com câncer colorretal são diagnosticados em estágio avançado
    Saúde

    Pacientes com câncer colorretal são diagnosticados em estágio avançado

    Demora no diagnóstico reduz de forma acentuada possibilidade de cura
    TV RIO MADEIRAPor TV RIO MADEIRA27 de novembro de 2025
    Facebook Whatsapp E-mail Link de cópia
    Compartilhar
    Facebook Whatsapp E-mail Link de cópia

    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Lançado nesta quinta-feira (27), quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer, o estudo Câncer colorretal no Brasil – O desafio invisível do diagnóstico, da Fundação do Câncer revela que, dos 177 mil casos da doença registrados em hospitais públicos e privados do país, no período de 2013 a 2022, mais de 60% foram diagnosticados em estágios avançados da doença.

    Os dados mostram que o avanço da doença e a demora no diagnóstico, reduz de forma acentuada a possibilidade de cura.

    Em entrevista à Agência Brasil, o diretor-executivo da Fundação do Câncer, cirurgião oncológico Luiz Augusto Maltoni, chama a atenção o volume de casos de câncer colorretal (CCR) que chegam no sistema em estágio avançado”, confirmou em entrevista à Agência Brasil o diretor-executivo da Fundação do Câncer, cirurgião oncológico Luiz Augusto Maltoni.

    “Se analisarmos o país como um todo, os dados mostram que 50% das pessoas chegam no estágio já metastático, estágio 4, e mais 25% no estágio 3.  Somando os estágios, são mais de 70%, o que é uma catástrofe.”

    Os dados reforçam a importância do diagnóstico precoce. Maltoni indicou que, uma vez identificado qualquer tipo de sintoma, por mais leve que seja. a pessoa deve procurar um serviço de saúde para investigar e ver o que existe, ou mesmo fazer o rastreamento com um profissional.

    “Aquela intervenção feita pelo Estado para chamar a população alvo para que faça exames, para que a gente possa detectar o mais precocemente possível, é fundamental. Porque não só um tumor, mas são as lesões precursoras que podem desenvolver o câncer. Isso é fundamental, é isso que vai mudar essa história”.

    No Brasil, como ocorre também em outros países, o primeiro exame para detecção prrecoce do CCR é a pesquisa de sangue oculto nas fezes, menos custosa. Quando essa pesquisa de sangue oculto se mostra positiva, alterada, aí sim é indicado prosseguir na investigação por meio do exame de colonoscopia.

    Atualmente, isso é feito para pessoas acima de 50 anos. Maltoni disse, entretanto, que a análise de dados sinaliza que o pico de faixa etária de pessoas com câncer colorretal é exatamente entre os 50 e 60 anos.

    “Se a gente começar a fazer rastreamento só com 50 anos, corre o risco de chegar tarde. É procurar antecipar.  A maneira de a gente fazer isso é, obviamente, baixar um pouco a faixa etária do chamado  para testes de rastreamento.”

    AFundação do Câncer sugere antecipar a faixa etária para 45 anos ou 40 anos, eventualmente, para que se possa identificar as lesões precursoras bem iniciais, e poder tratar até mesmo antes de um adenoma, por exemplo, e um pólipo do intestino se transformar em um carcinoma do intestino.

    Outra medida importante que o estudo mostra é a prevenção primária, quer dizer, hábito de vida. Isso significa evitar excesso de peso. De acordo com o boletim, há uma correlação direta entre o volume de câncer colorretal e de pessoas obesas. Nas regiões do país onde tem uma taxa de obesidade maior, há também uma maior taxa de câncer colorretal, assim como o tabagismo tem correlação direta com a doença.

    “São aquelas medidas que a gente vive falando, de evitar sobrepeso, evitar falta de atividade física, excesso de bebida alcoólica, não fumar. Isso é fundamental, porque a gente sabe que isso ajuda a reduzir casos novos de câncer. No caso do câncer colorretal, isso é uma verdade”, afirmou o diretor-executivo.

    No estudo feito com os 177 mil casos da doença, coletados nos registros hospitalares de câncer, verificou-se que o de cólon e de reto é mais comum em brancos (34,6%), seguidos de negros (30,9%).

    As regiões Sudeste e Sul concentram o maior volume de equipamentos hospitalares de diagnóstico e tratamento, bem como de casos de CCR. Por outro lado, segundo o médico, quando se analisa o deslocamento da população no Brasil, nota-se que a Região Centro-Oeste é o local onde ele é maior: perto de 18% dos pacientes desta região têm que sair para fazer o seu tratamento em outra localidade do país. Em segundo lugar, vem a Região Norte, com 6,5%.

    Política permanente

    A Fundação do Câncer estima aumento de 21% no número de casos entre 2030 e 2040, alcançando cerca de 71 mil casos novos e cerca de 40 mil óbitos.

    Maltoni considera o volume “alarmante”, embora seja realidade, considerando que a população está crescendo e, sobretudo, envelhecendo.

    “Não temos uma estratégia bem estabelecida e firme para a prevenção e o diagnóstico precoce”. Segundo o médico, é preciso mudar esse cenário nos próximos 15 anos, trabalhar muito fortemente a questão da prevenção, da detecção precoce, do rastreamento.

    Ministério da Saúde

    Na avaliação do diretor-executivo da Fundação do Câncer, a mudança deve ser capitaneada pelo Ministério da Saúde. O sistema de saúde inglês, por exemplo, os pacientes recebem em casa um kit para colher amostra das fezes. Se o resusltado der alterado, a pessoa é chamada para fazer a colonoscopia.

    “Precisamos dar esses passos. É óbvio que em um país das dimensões do Brasil, com as dificuldades regionais, com as diferenças, há dificuldades. Mas a gente sabe que é possível. Se tomar a decisão de fazer e quiser fazer, é possível fazer”.

    Segundo Maltoni, isso só funciona com uma política de Estado. Quanto mais informação qualificada houver e maior for a possibilidade de colocar o tema em debate, isso ajuda a nortear essas políticas públicas porque, isoladamente, não é nenhuma campanha que conseguirá alcançar esse objetivo.

    “Tem que ter uma política pública, uma política de estado permanente, que independa de quem esteja no governo, para que esses resultados aconteçam. A gente tem exemplo disso na política de controle do tabaco, que virou uma política de Estado que ao longo dos últimos 35 anos, 40 anos, tem sido colocada de maneira prioritária por qualquer governo que entre. Não tem outra maneira de fazer e isso vale para qualquer lugar do mundo.”

    Incidência

    O estudo aponta para uma relação entre tabagismo e obesidade e incidência de câncer colorretal. As capitais Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba e Campo Grande, todas com proporção de fumantes superior a 12%, possuem altas taxas de incidência da doença, o que reforça a relevância do tabagismo como fator de risco para o CCR.

    O mesmo ocorre em relação à obesidade e sua associação ao aumento da incidência do câncer colorretal. Capitais como Porto Alegre, Campo Grande, Rio de Janeiro e São Paulo, todas com prevalência de obesidade igual ou superior a 24%, estão entre aquelas com as maiores taxas de incidência do tumor. Daí a importância de políticas voltadas para alimentação saudável e atividade física.

    O boletim da Fundação do Câncer revela também que quase metade dos casos registrados no país está concentrada na Região Sudeste (49,4%) e que 85,9% dos pacientes têm 50 anos ou mais, reforçando a importância de estratégias de rastreamento voltadas para faixas etárias menores.

    Em relação à escolaridade, o boletim mostra que 47,7% dos pacientes possuem apenas o ensino fundamental e que a cirurgia segue sendo a principal forma de tratamento inicial, seja de maneira única ou associada a outras modalidades.

    O estudo completo pode ser acessado aqui.

    Fonte:  Secom/ALE

    📲 Siga a @TVRIOMADEIRA no Instagram e fique por dentro de tudo!

    PUBLICIDADE

    Câncer Colorretal Dia Nacional de Combate ao Câncer
    Artigo AnteriorAbertura de leilões do Detran-RO disponibiliza mais de 500 veículos em municípios do estado
    Próximo artigo Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9
    TV RIO MADEIRA
    • Local na rede Internet
    • Facebook
    • Instagram

    O site TV Rio Madeira traz notícias atualizadas da cidade, do estado e do mundo, mantendo uma população informada com qualidade e agilidade. Além do portal, acompanhe nossa programação de TV ao vivo.

    Postagens relacionadas

    Sala de Estabilização garante socorro médico 24 horas em distrito da Capital

    Saúde

    Cobertura vacinal contra a gripe segue baixa em Porto Velho

    Saúde

    Porto Velho registra queda nos casos de HIV e reforça ações de prevenção

    Saúde

    Comunidade de União Bandeirantes recebe ambulância zero quilômetro

    Saúde
    Adicione um comentário
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    PUBLICIDADE
    Principais Postagens
    Política

    Vereador Gedeão Negreiros solicita troca de lâmpadas queimadas na Praça do Bairro Lagoinha

    9 de dezembro de 2025
    Destaque

    Praça Jonathas Pedroza vira novo point “instagramável” de Porto Velho

    9 de dezembro de 2025
    Últimas notícias

    Ação de plantio no IFRO reforça compromisso ambiental da Prefeitura de Porto Velho

    9 de dezembro de 2025
    Últimas notícias

    Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio

    8 de dezembro de 2025
    Destaque

    Prefeitura envia projeto de lei para transformar cidade em Capital do Turismo de Observação de Aves

    8 de dezembro de 2025
    Policia

    Apenado monitorado é preso após ameaçar e ofender a mãe

    8 de dezembro de 2025
    Política

    Vereador Adalto prestigia formatura de alunos do 3º ano da Escola César Cassol em União Bandeirantes

    8 de dezembro de 2025
    Policia

    Homem morre após ser atacado a tiros na zona leste

    7 de dezembro de 2025
    Política

    CONVITE IMPORTANTE: VEREADOR ADALTO DE BANDEIRANTES INFORMA ATENDIMENTO DA SEMIAS/CADÚNICO NO DISTRITO

    6 de dezembro de 2025
    Geral

    JAILTON DELOGO FALA QUE FILME HÁ SINAIS EMOCIONOU PORTO VELHO E REAFIRMOU A FORÇA DA INCLUSÃO.

    6 de dezembro de 2025
    Economia

    Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

    6 de dezembro de 2025
    Educação

    Pesquisador da Uerj defende monitoramento da trajetória de ex-cotistas

    6 de dezembro de 2025
    Esportes

    União Cacoalense vence e abre vantagem sobre o Rondoniense pela série B

    6 de dezembro de 2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias!

    PUBLICIDADE

    O site TV Rio Madeira traz notícias atualizadas da cidade, do estado e do mundo, mantendo uma população informada com qualidade e agilidade. Além do portal, acompanhe nossa programação de TV ao vivo.

    Facebook Instagram YouTube
    PUBLICIDADE
    Copyright © 2019 - 2025. Todos os Direitos Reservados por Tvriomadeira.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.