Bilionário afirmou que o mecanismo é ‘excessivamente complexo’ e não compreendido totalmente nem mesmo dentro da empresa. Segundo ele, o objetivo é ser transparente para ganhar a confiança dos usuários.
“Nosso ‘algoritmo’ é excessivamente complexo e não é totalmente compreendido internamente. As pessoas descobrirão muitas coisas bobas, mas corrigiremos os problemas assim que forem encontrados”, escreveu Musk em seu perfil na rede social.
“Dar transparência de código será incrivelmente embaraçoso no início, mas deve levar a uma melhoria rápida na qualidade da recomendação. Mais importante, esperamos ganhar sua confiança”.
Musk informou ainda que a rede social está desenvolvendo um modo mais simples de recomendar tuítes. Segundo ele, a mudança ainda está em andamento e o novo mecanismo também terá código aberto.
A ideia de abrir os algoritmos do Twitter tem sido ventilada por Musk ao menos desde o ano passado, quando ele fez a proposta para comprar a rede social. No entanto, o empresário nunca esclareceu como isso seria feito.
O empresário defende que esta é a única forma dos usuários saberem se a plataforma está reforçando ou barrando o alcance de um perfil ou assunto.
“[Com o código aberto] não haveria nenhum tipo de manipulação ‘por debaixo dos panos’ seja no algoritmo ou manualmente”, disse em abril de 2022.
Em fevereiro deste ano, Musk foi acusado de ter alterado o algoritmo do Twitter para favorecer seus tuítes. Segundo o site Platformer, o empresário estava descontente porque uma de suas publicações não teve o engajamento desejado.
fonte:g1